Meu nome é Leonardo David Camero, sou um jovem venezuelano de 20 anos e moro em Pacaraima com meus pais, um irmão e uma irmã. Em 2019, minha família tomou a difícil decisão de deixar a Venezuela e vir para o Brasil em busca de melhores condições de vida. A crise econômica havia se agravado a ponto de tornar-se insustentável o nosso dia a dia. Meus pais sonhavam com um futuro melhor para nós, especialmente no que dizia respeito à educação. As escolas públicas já não funcionavam adequadamente: muitos professores deixavam de dar aulas porque não tinham sequer dinheiro para o transporte.
Assim que chegamos ao Brasil, fomos acolhidos pela Comunidade Batista de Pacaraima, onde fui batizado e iniciei meu ministério na área do louvor. Ao mesmo tempo, conciliava os estudos com o trabalho voluntário na Casa de Passagem Peniel. Ali ajudava diariamente no preparo e distribuição de refeições para famílias venezuelanas que diariamente, em grande número, atravessavam a fronteira fugindo da fome e da opressão, muitas vezes por rotas perigosas. Servíamos cerca de 400 refeições por dia. Era um trabalho árduo, mas que me enchia de alegria.
Em 2023, recebi um convite do Fórum Refugiados para participar do Programa Jovens Líderes da Associação CASA. Essa experiência ampliou a minha visão ministerial. Após um treinamento on-line, viajei para São Paulo e participei do VII Fórum Refugiados, com todas as despesas custeadas. Desde então, eu e outros jovens seguimos envolvidos com o programa, e meu coração se alegra cada vez mais ao confirmar a minha vocação e adquirir conhecimento na área de missões entre povos migrantes e refugiados.
Em 2024 concluí o ensino médio enquanto trabalhava na Cruz Vermelha, onde permaneci por mais de três anos. Apesar da rica experiência, precisei sair em busca de maior estabilidade financeira, já que o emprego dependia do fluxo migratório, quando este diminuía, havia cortes de pessoal. Atualmente, trabalho em uma farmácia e estou lutando para pagar as dívidas do curso anterior, enquanto me preparo para ingressar em uma faculdade de Medicina ou Psicologia. Meu sonho é abrir um consultório e cuidar das pessoas com amor cristão e dedicação, especialmente dos que mais precisam.
Enquanto isso, sigo servindo no ministério de louvor da minha igreja e, estou em oração por recursos financeiros para participar das atividades do Programa Jovens Líderes em 2025, no que fui atendido e agradeço a Deus e a todos que me ajudaram a estar no 9º. FORUM REFUGIADOS no Programa Jovens Líderes em São Paulo.